Pular para o conteúdo principal

DESTAQUE

CONVOCAÇÃO À XX REUNIÃO ORDINÁRIA DO SLI

São Vicente/SP, 07 de junho de 2025. Assunto: Convocação à XX Reunião Ordinária – SLI Estimados representantes: Por ordem do Reverendo Presidente, o Pastor José Emiliano da Cunha, convoco o Sínodo do Litoral Paulista (SLI) a se reunir ordinariamente às 9h00 do dia 19 de julho de 2025 (sábado) na Igreja Presbiteriana de Ocian , sito à Rua Goncalves Dias, 452 – Bairro Ocian – Praia Grande/SP, onde serão, também, recepcionados a partir das 8h00 com café da manhã. Quanto ao Ato de Verificação de Poderes, conforme preceitua o Estatuto do SLI (Art. 2º, § 2º): “Os representantes tomarão assento no plenário do Sínodo do Litoral Paulista – SLI, apresentando à Mesa as devidas credenciais, juntamente com o livro de atas, relatório, estatística e o livro de atas de seu Presbitério.” Portanto, subentende-se a prévia elaboração dos documentos citados, de acordo com o regulamento para confecção de Atas (CE-SC/IPB-2015 – DOC. CXV) e relatórios em formulários na versão mais recente. Sendo somente o q...

SLI: SUPREMO CONCÍLIO/IPB APROVA CRIAÇÃO DE NOVO PRESBITÉRIO

O Sínodo do Litoral Paulista (SLI) reunido à XIX Reunião Extraordinária no templo da Igreja Presbiteriana Belas Artes (Itanhaém/SP), em data de 8/3/2025, sob a presidência do Rev. José Emiliano da Cunha, após convocação constitucional por carta convocatória, nos termos da pauta.

Devocional da XIX RE/SLI, sob direção do Presidente.

Um marco histórico ao presbiterianismo do Vale do Ribeira, referente à sua expansão na região, ocorreu dado ao protocolamento da proposta do Presbitério Vale do Ribeira (PVRB) de desmembramento de igrejas sob sua jurisdição para criação do novo Presbitério Sul do Vale do Ribeira, conforme resolução da 64ª Reunião Ordinária do PVRB, ocorrida em 15/2/2025, como prevê o Art. 94, alínea "a" da Constituição da IPB, que é prerrogativa do Sínodo à competência para organizar, fundir e dividir Presbitérios.

Representantes dos Presbitérios à RE/SLI.

Encaminhada de conformidade com a ordem regimental do Concílio, a proposta de desdobramento do PVRB e criação de novo Presbitério, após apresentação e discussão da matéria em plenário, obtida maioria favorável dos votos na votação por escrutínio secreto, com apenas um voto contrário, o SLI resolve: aprovar a criação do Presbitério Sul Vale do Ribeira, sob indicação da sigla PSVR e sede na Igreja Presbiteriana de Iguape, conforme lhe compete o Artigo 94, alínea “a”, da CI/IPB, composto por 07 igrejas e 01 Congregação Presbiterial desmembradas da jurisdição do PVRB, a saber:

I. P. de Cananeia   1ª I. P. de Cajati   2ª I. P. de Cajati   I. P. de Iguape   1ª I. P. de Jacupiranga   2ª I. P. de Jacupiranga   I. P. de Pariquera-Açu   Congregação Presbiterial da Ilha Comprida.

Mapa da jurisdição dos Presbitérios do Vale do Ribeira

A Comissão Especial de Organização do novo Presbitério nomeada pelo Concílio é composta pelos membros da CE/SLI e pelos reverendos Nelson França e Marcos Souza, que aguarda convocação da CE/SLI, conforme poderes concedidos em plenário, determinando a data e o local da organização do novo Presbitério, dado o deferimento da resolução em menção pela CE-SC/IPB, que se reuniu ordinariamente de 8 a 11/4/2025, da qual obteve resolução favorável, nos termos da comunicação encaminhada em 28/4/2025 pela SE/SC-IPB, através do Secretário Executivo, Rev. Juarez Marcondes Filho, em transcrição a seguir:

A Comissão Executiva da Igreja Presbiteriana do Brasil reuniu-se de 08 a 11 de abril de 2025, no Hotel Blue Tree Towers. Na ocasião foram examinados 264 documentos que geraram 181 resoluções. Entre as quais, consta a seguinte: CE - 2025 - DOC. LII: Quanto ao documento 184 - Desdobramento e Organização do Presbitério Sul do Vale do Ribeira: Considerando que o desmembramento do Presbitério do Vale do Ribeira (PVRB), originando o Presbitério Sul do Vale do Ribeira (PSVR) seguiu os trâmites constitucionais. A CE-SC/IPB - 2025 Resolve: I. Tomar Conhecimento. II. Parabenizar o Sínodo Litoral Paulista (SLI) por sua dedicação e zelo no exercício de suas atribuições. III. Determinar ao SE/SC-IPB que atribua sigla e número de ordem ao novo concílio, observando a possibilidade de atender a sigla sugerida: PSVR. IV. Rogar as bênçãos de Deus sobre o novo concílio. SIGLA: PSVR. NÚMERO DE ORDEM: 399”.

 Rev. Roberto Brasileiro, Presidente do SC/IPB, na abertura da CE-SCIPB - 2025.

O registro do reconhecimento do Concílio à caracterização missionária e de plantação de igrejas do PVRB, cujo resultado colhe-se com a expansão da igreja do Senhor no Vale do Ribeira e da jurisdição do governo presbiteriano às igrejas locais, não carece de comprovação sobre seu legado histórico, mas é devido fazer jus ao compromisso das novas gerações na guarda desse valioso depósito.

Em decorrência da aprovação pelo Supremo Concílio da IPB (SC/IPB) da criação do Presbitério Sul do Vale do Ribeira (PSVR), em nome da CE/SLI, dou ciência da convocação à Comissão Especial de Organização do PSVR e aos representantes das igrejas e pastores jurisdicionados ao novo Presbitério a se reunir ordinariamente às 14h30 do dia 07 de junho de 2025 (sábado) no templo da Igreja Presbiteriana de Registro, sito à Rua Coronel Jeremias Muniz Júnior, nº 84, Bairro Centro, Registro/SP, para organização e eleição da Mesa Diretora do PSVB.

A Deus toda a glória em Cristo!

Rev. J. A. Lucas Guimarães
Secretário Executivo – SE/SLI

Comentários

  1. Rev. Augusto Baptista Lucas03/05/2025, 06:57

    Momento histórico na vida de nosso concílio. Que Deus abençoe esta nova etapa no Vale do Ribeira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

APRENDIZADO AO PRONOME DE TRATAMENTO "REVERENDO"

Estamos numa época em que os pronomes de tratamento estão em desuso e até não são compreendidos. Fui ensinado a usá-los e me expressar com devido respeito às pessoas. Logo, saiu por ai colocando em prática o que aprendi. Outro dia, ao cumprimentar uma mulher, tratei-a como senhora. Ela, num lance de indignação, respondeu: “Você está me achando velha?” Respondi calmamente: “Não, estou lhe achado digna de respeito!” Quando o respeito é tido como desrespeito, torna-se preocupante o relacionamento humano! Um termo no meio presbiteriano que é usado aos ministros do Evangelho, mas pouco compreendido, é o pronome de tratamento “reverendo”. Se a mulher viu-se indignada com o tratamento de “senhora”, já presenciei pastor presbiteriano com tal lance de indignação. Certa vez, cumprimentei um ministro com tratamento de reverendo e ele me exortou: “Por favor, me chame de pastor. O termo  reverendo  é muito forte e formal. Reverência somente a Deus”. Que coisa! Eu não estava de forma al...

PASSOS ESSENCIAIS À ORDENAÇÃO AO SAGRADO MINISTÉRIO

A Igreja Presbiteriana do Brasil, herdeira da Reforma Protestante com orientação calvinista, adota um sistema normativo que regula suas ações nas áreas da doutrina, governo e disciplina, conferindo especial atenção ao ministério da Palavra, considerado central na condução dos temas eclesiásticos. João Calvino enfatiza a importância do ministério como instrumento divino na gestão da Igreja, fundamentando sua dignidade e excelência no ensino das Escrituras. Citando o apóstolo (Ef 4.4- 8,10-16), afirma: “[...] Paulo mostra, em primeiro lugar, que esse ministério dos homens, do qual Deus se serve para o governo da Igreja, é o nervo motriz por meio do qual os fiéis são ligados em um só corpo” (Institutas, IV.III.2). Destaca ainda: “[...] Deus frequentemente, com todos os louvores possíveis, nos recomenda a dignidade do ministério, para que entre nós o tivéssemos na mais elevada honra e estima, até mesmo como a mais excelente de todas as coisas” (IV.III.3). Um ministério tão relevante não ...