Pular para o conteúdo principal

DESTAQUE

SLI: SUPREMO CONCÍLIO/IPB APROVA CRIAÇÃO DE NOVO PRESBITÉRIO

O Sínodo do Litoral Paulista (SLI) reunido à XIX Reunião Extraordinária  no templo da Igreja Presbiteriana Belas Artes (Itanhaém/SP),  em data de 8/3/2025,  sob a presidência do Rev. José Emiliano da Cunha,  após convocação constitucional por c arta convocatória , nos termos da pauta. Devocional da XIX RE/SLI, sob direção do Presidente. Um marco histórico ao presbiterianismo do Vale do Ribeira, referente à sua expansão na região, ocorreu dado ao protocolamento da proposta do Presbitério Vale do Ribeira (PVRB) de desmembramento de igrejas sob sua jurisdição para criação do novo Presbitério Sul do Vale do Ribeira, conforme resolução da 64ª Reunião Ordinária do PVRB, ocorrida em 15/2/2025, como prevê o Art. 94, alínea "a" da Constituição da IPB, que é prerrogativa do Sínodo à competência para organizar, fundir e dividir Presbitérios. Representantes dos Presbitérios à RE/SLI. Encaminhada de conformidade com a ordem regimental do Concílio, a proposta de desdobramento do P...

SLI: SUPREMO CONCÍLIO/IPB APROVA CRIAÇÃO DE NOVO PRESBITÉRIO

O Sínodo do Litoral Paulista (SLI) reunido à XIX Reunião Extraordinária no templo da Igreja Presbiteriana Belas Artes (Itanhaém/SP), em data de 8/3/2025, sob a presidência do Rev. José Emiliano da Cunha, após convocação constitucional por carta convocatória, nos termos da pauta.

Devocional da XIX RE/SLI, sob direção do Presidente.

Um marco histórico ao presbiterianismo do Vale do Ribeira, referente à sua expansão na região, ocorreu dado ao protocolamento da proposta do Presbitério Vale do Ribeira (PVRB) de desmembramento de igrejas sob sua jurisdição para criação do novo Presbitério Sul do Vale do Ribeira, conforme resolução da 64ª Reunião Ordinária do PVRB, ocorrida em 15/2/2025, como prevê o Art. 94, alínea "a" da Constituição da IPB, que é prerrogativa do Sínodo à competência para organizar, fundir e dividir Presbitérios.

Representantes dos Presbitérios à RE/SLI.

Encaminhada de conformidade com a ordem regimental do Concílio, a proposta de desdobramento do PVRB e criação de novo Presbitério, após apresentação e discussão da matéria em plenário, obtida maioria favorável dos votos na votação por escrutínio secreto, com apenas um voto contrário, o SLI resolve: aprovar a criação do Presbitério Sul Vale do Ribeira, sob indicação da sigla PSVR e sede na Igreja Presbiteriana de Iguape, conforme lhe compete o Artigo 94, alínea “a”, da CI/IPB, composto por 07 igrejas e 01 Congregação Presbiterial desmembradas da jurisdição do PVRB, a saber:

I. P. de Cananeia   1ª I. P. de Cajati   2ª I. P. de Cajati   I. P. de Iguape   1ª I. P. de Jacupiranga   2ª I. P. de Jacupiranga   I. P. de Pariquera-Açu   Congregação Presbiterial da Ilha Comprida.

Mapa da jurisdição dos Presbitérios do Vale do Ribeira

A Comissão Especial de Organização do novo Presbitério nomeada pelo Concílio é composta pelos membros da CE/SLI e pelos reverendos Nelson França e Marcos Souza, que aguarda convocação da CE/SLI, conforme poderes concedidos em plenário, determinando a data e o local da organização do novo Presbitério, dado o deferimento da resolução em menção pela CE-SC/IPB, que se reuniu ordinariamente de 8 a 11/4/2025, da qual obteve resolução favorável, nos termos da comunicação encaminhada em 28/4/2025 pela SE/SC-IPB, através do Secretário Executivo, Rev. Juarez Marcondes Filho, em transcrição a seguir:

A Comissão Executiva da Igreja Presbiteriana do Brasil reuniu-se de 08 a 11 de abril de 2025, no Hotel Blue Tree Towers. Na ocasião foram examinados 264 documentos que geraram 181 resoluções. Entre as quais, consta a seguinte: CE - 2025 - DOC. LII: Quanto ao documento 184 - Desdobramento e Organização do Presbitério Sul do Vale do Ribeira: Considerando que o desmembramento do Presbitério do Vale do Ribeira (PVRB), originando o Presbitério Sul do Vale do Ribeira (PSVR) seguiu os trâmites constitucionais. A CE-SC/IPB - 2025 Resolve: I. Tomar Conhecimento. II. Parabenizar o Sínodo Litoral Paulista (SLI) por sua dedicação e zelo no exercício de suas atribuições. III. Determinar ao SE/SC-IPB que atribua sigla e número de ordem ao novo concílio, observando a possibilidade de atender a sigla sugerida: PSVR. IV. Rogar as bênçãos de Deus sobre o novo concílio. SIGLA: PSVR. NÚMERO DE ORDEM: 399”.

 Rev. Roberto Brasileiro, Presidente do SC/IPB, na abertura da CE-SCIPB - 2025.

O registro do reconhecimento do Concílio à caracterização missionária e de plantação de igrejas do PVRB, cujo resultado colhe-se com a expansão da igreja do Senhor no Vale do Ribeira e da jurisdição do governo presbiteriano às igrejas locais, não carece de comprovação sobre seu legado histórico, mas é devido fazer jus ao compromisso das novas gerações na guarda desse valioso depósito.

Em decorrência da aprovação pelo Supremo Concílio da IPB (SC/IPB) da criação do Presbitério Sul do Vale do Ribeira (PSVR), em nome da CE/SLI, dou ciência da convocação à Comissão Especial de Organização do PSVR e aos representantes das igrejas e pastores jurisdicionados ao novo Presbitério a se reunir ordinariamente às 14h30 do dia 07 de junho de 2025 (sábado) no templo da Igreja Presbiteriana de Registro, sito à Rua Coronel Jeremias Muniz Júnior, nº 84, Bairro Centro, Registro/SP, para organização e eleição da Mesa Diretora do PSVB.

A Deus toda a glória em Cristo!

Rev. J. A. Lucas Guimarães
Secretário Executivo – SE/SLI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SLI E GOVERNO PRESBITERIANO: FIDELIDADADE E TRANSPARÊNCIA

O final do século passado legou ao seu sucessor, o século XXI, o movimento de políticas públicas comprometidas com a transparência. Essa palavra tornou-se a novidade do momento político, tão carente de credibilidade popular. Foi tanta ênfase que, ao tornar as contas da gestão pública acessível ao cidadão, parecia ter encontrado a política infalível de garantia do uso da coisa pública aos fins dados, sob publicidade do empreendido à verificação do cidadão, quanto ao seu resultado corresponder ao menor gasto à obtenção do maior benefício ou empreendimento. Transparência na administração pública era a novidade metodológica da política que o governo presbiteriano vivenciou desde as suas primeiras expressões no século XVI. E, posteriormente, influenciou as futuras nações modernas com o entendimento de que República e Democracia capengariam sem transparência. No governo presbiteriano (calvinista) a transparência na destinação das ofertas recebidas pode ser considerado o outro motivo, juntame...

IPB: CARTA PASTORAL DO DÍZIMO

A Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) quadrienalmente reúne-se em Supremo Concílio, nome de sua assembleia geral, para eleger a próxima diretoria (Comissão Executiva), fortalecer a comunhão, legislar na exclusividade de sua função e nomeação da liderança de suas autarquias. Com tantas frentes jurisdicionadas, constitucionais e doutrinárias, ela se serve da nomeação de comissões para analisarem os documentos recebidos e encaminhados à especialidade de uma comissão, conforme o teor de conteúdo. Tem sido constante a ação do Supremo Concílio da IPB (SC/IPB) em submeter um tema específico, que merece ter audição da igreja em todo território nacional, cujo assunto pode causar danos à comunhão, como dinâmica de bom ajustamento à glória de Deus, e aos princípios da confissão de fé adotados pelo IPB, nomear uma Comissão Especial para elaborar um documento representativo e normativo, se aprovado, da voz pastoral e educadora presbiteriana. Esse documento tem sido chamado de Carta Pastoral. No XX...