Pular para o conteúdo principal

DESTAQUE

CONVOCAÇÃO À XX REUNIÃO ORDINÁRIA DO SLI

São Vicente/SP, 07 de junho de 2025. Assunto: Convocação à XX Reunião Ordinária – SLI Estimados representantes: Por ordem do Reverendo Presidente, o Pastor José Emiliano da Cunha, convoco o Sínodo do Litoral Paulista (SLI) a se reunir ordinariamente às 9h00 do dia 19 de julho de 2025 (sábado) na Igreja Presbiteriana de Ocian , sito à Rua Goncalves Dias, 452 – Bairro Ocian – Praia Grande/SP, onde serão, também, recepcionados a partir das 8h00 com café da manhã. Quanto ao Ato de Verificação de Poderes, conforme preceitua o Estatuto do SLI (Art. 2º, § 2º): “Os representantes tomarão assento no plenário do Sínodo do Litoral Paulista – SLI, apresentando à Mesa as devidas credenciais, juntamente com o livro de atas, relatório, estatística e o livro de atas de seu Presbitério.” Portanto, subentende-se a prévia elaboração dos documentos citados, de acordo com o regulamento para confecção de Atas (CE-SC/IPB-2015 – DOC. CXV) e relatórios em formulários na versão mais recente. Sendo somente o q...

GRATIDÃO E RECONHECIMENTO AOS NOSSOS NO SC/IPB-2022

No dia 31/07, ocorreu o encerramento da 40ª Reunião do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil (SC/IPB), que esteve reunida de 24 a 31 de julho nas dependências da Igreja Presbiteriana de Cuiabá/MT.

Com representação de 87 sínodos e 374 presbitérios, a Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) fez-se representada em sua totalidade, ouvida em suas demandas eclesiásticas, constitucionais e administrativas, e proclamadora de suas resoluções e de seus valores cristãos-reformados. É certeira a palavra do sacro escritor bíblico (Pv. 11.14): "Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança."

| Plenário do SC/IPB-2022 |

É no caminho dessa sabedoria que de quatro em quatro anos a família presbiteriana é representada: para se manter firme através da sábia direção, que assistida pela voz da multidão de conselheiros inspira segurança e certeza de que o depósito da sã doutrina e da boa consciência estão seguros.

O Sínodo Litoral Paulista (SLI) esteve representado através dos representantes dos três Presbitérios sob sua jurisdição, como seguem:

— Presbitério de Santos (PRST): os reverendos Renato Lima e Vulmar Dutra e os presbíteros Eliseu Ribeiro e Waldomiro de Oliveira.

| Representantes do PRST |

— Presbitério de São Vicente (PRST): reverendos Nelson França e Marcos Souza e Silva e os presbíteros Douglas Menezes e Moacir Teixeira.

| Representantes do PRSV |

— Presbitério do Vale do Ribeira (PVRB): reverendos François Nunes e Augusto Lucas e presbíteros Clécio e João Ribeiro.

| Representantes do PVRB |

Em nome da Comissão Executiva do SLI (CE/SLI), parabenizo os representantes pela escolha de seus nomes como representantes e pela oportunidade de participarem de tão importante acontecimento para a IPB. Também externo nossa gratidão pelo empenho e disposição em assumirem um compromisso, que, além da distância, requereu planejamento, tendo em vista que a agenda do SC/IPB ocupava toda semana.

Fazemos notório o nosso reconhecimento sobre a excelência da representação que fizeram, que não poderia ser diferente, haja visto a excelência dos nossos representantes.

Seja Deus o abençoador de todos nós e o galardoador dos nossos representantes, na mesma medida em que o servem e à igreja do Senhor Jesus.

Atenciosamente,

Rev. Lucas Guimarães | SE/SLI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SLI: SUPREMO CONCÍLIO/IPB APROVA CRIAÇÃO DE NOVO PRESBITÉRIO

O Sínodo do Litoral Paulista (SLI) reunido à XIX Reunião Extraordinária  no templo da Igreja Presbiteriana Belas Artes (Itanhaém/SP),  em data de 8/3/2025,  sob a presidência do Rev. José Emiliano da Cunha,  após convocação constitucional por c arta convocatória , nos termos da pauta. Devocional da XIX RE/SLI, sob direção do Presidente. Um marco histórico ao presbiterianismo do Vale do Ribeira, referente à sua expansão na região, ocorreu dado ao protocolamento da proposta do Presbitério Vale do Ribeira (PVRB) de desmembramento de igrejas sob sua jurisdição para criação do novo Presbitério Sul do Vale do Ribeira, conforme resolução da 64ª Reunião Ordinária do PVRB, ocorrida em 15/2/2025, como prevê o Art. 94, alínea "a" da Constituição da IPB, que é prerrogativa do Sínodo à competência para organizar, fundir e dividir Presbitérios. Representantes dos Presbitérios à RE/SLI. Encaminhada de conformidade com a ordem regimental do Concílio, a proposta de desdobramento do P...

APRENDIZADO AO PRONOME DE TRATAMENTO "REVERENDO"

Estamos numa época em que os pronomes de tratamento estão em desuso e até não são compreendidos. Fui ensinado a usá-los e me expressar com devido respeito às pessoas. Logo, saiu por ai colocando em prática o que aprendi. Outro dia, ao cumprimentar uma mulher, tratei-a como senhora. Ela, num lance de indignação, respondeu: “Você está me achando velha?” Respondi calmamente: “Não, estou lhe achado digna de respeito!” Quando o respeito é tido como desrespeito, torna-se preocupante o relacionamento humano! Um termo no meio presbiteriano que é usado aos ministros do Evangelho, mas pouco compreendido, é o pronome de tratamento “reverendo”. Se a mulher viu-se indignada com o tratamento de “senhora”, já presenciei pastor presbiteriano com tal lance de indignação. Certa vez, cumprimentei um ministro com tratamento de reverendo e ele me exortou: “Por favor, me chame de pastor. O termo  reverendo  é muito forte e formal. Reverência somente a Deus”. Que coisa! Eu não estava de forma al...

PASSOS ESSENCIAIS À ORDENAÇÃO AO SAGRADO MINISTÉRIO

A Igreja Presbiteriana do Brasil, herdeira da Reforma Protestante com orientação calvinista, adota um sistema normativo que regula suas ações nas áreas da doutrina, governo e disciplina, conferindo especial atenção ao ministério da Palavra, considerado central na condução dos temas eclesiásticos. João Calvino enfatiza a importância do ministério como instrumento divino na gestão da Igreja, fundamentando sua dignidade e excelência no ensino das Escrituras. Citando o apóstolo (Ef 4.4- 8,10-16), afirma: “[...] Paulo mostra, em primeiro lugar, que esse ministério dos homens, do qual Deus se serve para o governo da Igreja, é o nervo motriz por meio do qual os fiéis são ligados em um só corpo” (Institutas, IV.III.2). Destaca ainda: “[...] Deus frequentemente, com todos os louvores possíveis, nos recomenda a dignidade do ministério, para que entre nós o tivéssemos na mais elevada honra e estima, até mesmo como a mais excelente de todas as coisas” (IV.III.3). Um ministério tão relevante não ...